economia

Feira traz boas perspectivas para áreas da defesa e da segurança em 2019

Marcos Fonseca e Joyce Noronha

Foto: Deni Zolin

A mais importante feira da área de defesa e segurança da América Latina será realizada de 2 a 5 de abril, no Rio de Janeiro. A 12ª edição do LAAD Defence & Security (foto acima) reunirá mais de 450 marcas e um público previsto de 38,2 mil profissionais de 80 países. O evento é realizado a cada dois anos e interessa bastante ao polo de defesa de Santa Maria.

Se depender do mercado para o segmento, o ano de 2019 se revela favorável. Em novembro do ano passado, o governo publicou uma Medida Provisória (MP) que destina parte da arrecadação das loterias federais ao Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP). O Ministério da Segurança Pública ficará com 9,4% da arrecadação bruta das loterias da Caixa Econômica Federal, o que corresponde a cerca de R$ 1,2 bilhão.

Um tema que, certamente, vai nortear as discussões, em abril, será o recente decreto do presidente Jair Bolsonaro (PSL) que facilita a posse de armas pelos brasileiros. As novas regras devem voltar a reaquecer a indústria de armamento, que ficou 15 anos limitada pelo Estatuto do Desarmamento, implantado em 2003.

Projeto do Sindilojas quer o descarte correto de resíduos em Santa Maria 

A nomeação de militares para cargos do alto escalão do governo, por Bolsonaro, é outro fator que os organizadores da LAAD apostam como fomentador da defesa e segurança. Acreditam que as Forças Armadas ganharão mais espaço nas discussões sobre o setor nacional.

Por falar nisso...
Há um bom motivo para o decreto das armas do presidente Jair Bolsonaro (PSL) ter desagradado até mesmo aos defensores do armamentismo. As novas regras não abandonam uma velha prática brasileira: a burocracia. Será necessário passar no exame psicológico da Polícia Federal, ter curso de tiro, apresentar uma série de cópias autenticadas dos documentos e comprovar, periodicamente, a capacidade técnica para o manuseio de arma de fogo. Somente quem tiver boa condição financeira, tempo e paciência, conseguirá cumprir as exigências. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Em vídeo divulgado em rede social, líder da oposição dá resposta ao prefeito de Santa Maria Anterior

Em vídeo divulgado em rede social, líder da oposição dá resposta ao prefeito de Santa Maria

VÍDEO: Pozzobom fala sobre as ações prioritárias para os próximos dois anos de governo Próximo

VÍDEO: Pozzobom fala sobre as ações prioritárias para os próximos dois anos de governo

Política